Expodireto 2025

Nesta segunda-feira (10), inicia a maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul. Com uma programação voltada para os principais desafios do agronegócio nacional, se espera novamente um grande publico e um local de apresentação de novas tecnologias que auxiliem os nossos agricultores.


25 anos de feira

LEIA MAIS

Esse ano a Expodireto chega a sua 25° edição e os seus números são impressionantes. No ano passado foram mais de 377 mil visitantes, 577 expositores e R$ 7,9 bilhões em negócios. Dessa maneira, menos com a situação critica da safra atual, se espera que tenhamos mais um grande evento. 


Vale a pena conferir 

Para quem for visitar a Expodireto 2025 uma parada obrigatória é a arena agrodigital. Serão mais de 30 empresas apresentando sobre inteligência artificial, agricultura de precisão, aplicativos voltados ao agronegócio e ferramentas inovadoras. Nesse local, será possivel interagir com novas tecnologias, ver inovações na prática e vivenciar experiências imersivas.


Tripes 
Até o momento a principal praga que tem ocorrido nas nossas lavouras são os tripes. A população estava tão alta que foram relatados problemas mesmo na área urbana, principalmente em bairros com lavouras próximas. Todavia, as culturas que mais sofrerão com esses ataques foram as hortaliças, o que acabou afetando o preço da alface ao consumidor final.


Percevejos 
Nas lavouras de arroz e soja, esse é o momento da ocorrência de percevejos que atacam os grãos. No arroz irrigado, o percevejo-do-grão precisa ser monitorado e controlado quando necessário. Já na soja, o percevejo-marrom tem sido aquele que mais tem causado prejuízos na cultura, dessa maneira, as aplicações com inseticidas precisam ser realizadas quando as populações chegarem no nível de controle.


Volta das chuvas
Nas últimas semanas tivemos uma melhora considerável do volume e da distribuição das chuvas na região. Todavia, temos de lembrar que muitos dos prejuízos já estavam consolidados, portanto essas chuvas são muito bem vindas, mas infelizmente não resolvem o problema de uma safra inteira com poucas chuvas.


UFSM volta às aulas
Nessa semana à nossa querida UFSM retorna às aulas. Novamente, Santa Maria recebe novos habitantes que chegam cheio de sonhos e planos para estudar em uma das melhores universidades do país. Somente no curso de agronomia são esperados 60 novos estudantes que terão acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Hora de colher Anterior

Hora de colher

Finalmente uma boa chuva Próximo

Finalmente uma boa chuva